FAQ

Website

Pode reservar:

·        lugares de estacionamento garantidos num período à sua escolha, num dos nossos parques, com rapidez e segurança e desfrutando de uma maior proximidade e conveniência;

·        avenças de estacionamento mensais, trimestrais, semestrais ou anuais num dos parques disponíveis para o efeito, permitindo aceder quando lhe for mais conveniente;

·        acesso a um canal exclusivo à Partida – Fast Track ou Fast Lane - onde é garantida uma passagem mais rápida no controlo de segurança;

·        acesso a um espaço privado, que privilegia o seu bem-estar – o Lounge. Inclui acesso a áreas onde poderá relaxar e áreas de catering onde poderá usufruir de uma seleção de comidas e bebidas.


O Lounge ANA do Aeroporto de Lisboa está dotado de um espaço específico para fumadores.

Dependendo do Aeroporto, poderá reservar entrada no lounge para Adultos e Crianças ainda o kit de duche.

Caso tenha conta na antiga plataforma, deve ir a log-in, colocar o email e fazer “Esqueci-me da password”. Assim vai fazer um reset à password, definir uma nova e poderá entrar na plataforma.

Caso necessite de gerir/alterar/corrigir as suas reservas antigas contacte-nos através do email servicoscomerciais@ana.pt (horário 09H às 18H de segunda a sexta-feira).

Ir a log-in e criar conta. Pode criar com email ou entrar através do Google ou Facebook.
Sim, pode.

Caso tenha conta: ir a Login, colocar as credenciais de acesso. Depois, passar o rato por cima do nome, ir a “As Minhas Reservas”. 

Se tiver feito uma compra como guest, então poderá utilizar – conforme dados introduzidos na reserva - a referência de reserva (começa por ANA-xxxxx), email utilizado na compra, código postal e localidade, através da opção: Log-in - Login c/ referência da reserva.

Neste momento estão disponíveis os meios de pagamento seguintes: Cartão de débito, cartão de crédito, MBway e referência multibanco (tem 48h para pagar).

Ao efetuar uma compra irá receber uma confirmação de reserva quando o pagamento for autorizado e processado com sucesso. Caso seja, irá receber um email com o voucher e com a fatura. Também poderá aceder ao voucher e à fatura correspondentes na sua área pessoal

O nosso website cumpre com todos os standards de segurança aplicados a este tipo de produtos.

Entre no site e selecione os produtos que deseja comprar ou aos quais se aplica o código de promoção, na página de check out terá um campo na barra ao lado direito onde poderá introduzir o seu código promocional.

Deve fazer log-in na sua conta, ir a “As Minhas Reservas” e selecionar a reserva que pretende editar. Apenas pode editar sem custos adicionais reservas que ainda não utilizou e respeitando as regras de alteração do serviço.

Se realizou a reserva como convidado/guest, poderá utilizar – conforme dados introduzidos na reserva - a referência de reserva (começa por ANA-xxxxx), email utilizado na compra, código postal e localidade, através da opção: Log-in - Login c/ referência da reserva, através da opção: Log-in - Login c/ referência da reserva. Ao efetuar a alteração, irá ser cancelada a primeira reserva e o cliente efetuará uma nova pelo que deve ser efetuado novo pagamento dado que o anterior será reembolsado.

Para cancelar uma reserva, deve fazer log-in na sua conta, ir a “As Minhas Reservas” e selecionar a reserva que pretende cancelar. Se realizou a reserva como guest, poderá utilizar – conforme dados introduzidos na reserva - a referência de reserva (começa por ANA-xxxxx), email utilizado na compra, código postal e localidade, através da opção: Log-in - Login c/ referência da reserva, através da opção: Log-in - Login c/ referência da reserva.

Apenas pode cancelar uma reserva sem custos adicionais se respeitar as regras de cancelamento do serviço em questão.

Num primeiro momento, verifique por favor a sua caixa de lixo eletrónico/spam para perceber se o email com os documentos não foi colocado em quarentena.

De seguida, pode verificar se consegue fazer o download do seu voucher e/ou fatura na área “As minhas reservas”.

Pode aceder a esta área:

- Se for um utilizador registado, através do seu email e password;

- Se tiver feito uma compra como Convidado/guest, então poderá utilizar – conforme dados introduzidos na reserva - a referência de reserva (começa por ANA-xxxxx), email utilizado na compra, código postal e localidade, através da opção: Log-in - Login c/ referência da reserva, através da opção: Log-in - Login c/ referência da reserva.

Pode contactar-nos através do email: servicoscomerciais@ana.pt (horário 09H às 18H de segunda a sexta-feira).

Reservas Estacionamento

Pode consultar aqui a localização dos vários parques dos nossos aeroportos:

  •  Aeroporto de Lisboa:

  •  Aeroporto do Porto:

  •  Aeroporto de Faro:

  •  Aeroporto da Madeira:


Poderá reservar estacionamento até 6H antes da entrada prevista no parque.

Após confirmação do pagamento, irá receber um e-mail de confirmação da sua compra, bem como o seu voucher. Também poderá aceder ao voucher na sua área pessoal, ao consultar as suas reservas.

Deverá levar consigo uma cópia impressa do voucher que recebeu e/ou uma versão digital do código QR da reserva, e fazer a sua leitura num dos equipamentos de entrada do parque. Após a correta leitura do voucher, em alguns dos parques poderá ser emitido um bilhete de forma automática, sem que pressione qualquer botão. Guarde esse bilhete, caso seja necessário pagar valores adicionais em excesso da reserva. Em momento algum utilize o sistema Via Verde, uma vez que não é compatível com o serviço de reservas. A barreira abrirá e poderá estacionar num lugar vago à sua escolha, pela duração da sua reserva. 

Deverá carregar no botão de interfonia presente num dos equipamentos de entrada ou saída do parque para ser atendido por um operador, e ter consigo o código da reserva presente no voucher ou outro dado que permita identificar a sua reserva. Caso não obtenha resposta em tempo útil, deverá retirar bilhete e dirigir-se à caixa manual do parque. Caso tenha dúvidas sobre onde se localiza a caixa manual contacte-nos através do contacto telefónico 808 919 091 ou através dos seguintes emails:- Aeroporto de Lisboa - lisboapark@ana.pt- Aeroporto do Porto - portopark@ana.pt- Aeroporto do Faro - faropark@ana.pt- Aeroporto do Madeira - madeirapark@ana.pt

Pode entrar até duas horas antes da data e hora de início da reserva, contando esse tempo como adicional à reserva. Caso utilize corretamente o voucher na entrada, ao se dirigir a uma caixa de pagamento antes de sair, a máquina irá informar qual o valor adicional a pagar, sendo que o valor cobrado será calculado de acordo com o tarifário de rotação do parque.

Acesso aos tarifários gerais dos parques:

https://www.aeroportolisboa.pt/download_file?file_id=404296

https://www.aeroportoporto.pt/download_file?file_id=404141

https://www.aeroportofaro.pt/download_file?file_id=404026

https://www.aeroportomadeira.pt/download_file?file_id=403876

Pode. No entanto recomendamos que imprima sempre o voucher em formato físico igualmente, para o caso de a leitura do dispositivo falhar (o que por vezes ocorre devido aos níveis de luminosidade do dispositivo ou a outros fatores climatéricos).

A sua reserva é específica para o período que reservou, não sendo passível de guardar para outro período e é de utilização única. A não utilização ou utilização parcial dos serviços e tempos reservados não confere direito de devolução total ou parcial do respetivo valor.

Apenas pode editar sem custos adicionais reservas que ainda não utilizou e respeitando as regras de alteração do serviço: 12h antes da hora de entrada para estacionamento. 

Sim, pode, tenha, contudo, atenção ao email que for introduzido pois será para onde irá ser enviado o voucher e fatura.

Não é necessário fornecer matrícula, mas aconselhamos que o faça para melhor identificar a reserva em caso de falha de leitura ou de outro constrangimento que impeça a utilização da reserva conforme esperado.

Pode efetuar o cancelamento da reserva de estacionamento sem custos, até 12H de antecedência à hora marcada de entrada no voucher. O valor da reserva cancelada será automaticamente reembolsado.

Caso cancele uma reserva e não receber o reembolso nas 72H seguintes, contacte-nos através do contacto telefónico 808 919 091 ou através dos seguintes emails:- Aeroporto de Lisboa - lisboapark@ana.pt- Aeroporto do Porto - portopark@ana.pt- Aeroporto do Faro - faropark@ana.pt- Aeroporto do Madeira - madeirapark@ana.pt

Avenças

É aconselhável que os clientes utilizem o voucher na data e durante a hora que reservaram, por forma a permitir à ANA uma gestão de capacidade adequada ao nível de serviço que pretende disponibilizar. No entanto, pode utilizar este voucher no dia da reserva, antes ou depois da hora estimada que indicou, caso necessite sem ter de alterar a hora de utilização. Os vouchers têm uma utilização única, após a qual expiram.

Apenas pode editar reservas que ainda não utilizou e respeitando as regras de alteração do serviço – antecedência mínima de 1 hora para o Canal Expresso na Segurança. 

Sim, pode, tenha contudo atenção ao email que for introduzido pois será para onde irá ser enviado o voucher e fatura.

Normalmente os clientes são atendidos dentro de alguns segundos. Salvo situações pontuais ou constrangimentos operacionais, e dependendo do tipo de canal em cada aeroporto, os tempos de espera em fila não deverão exceder os 5 minutos.

Pode efetuar o cancelamento da reserva do canal expresso de segurança sem custos, com uma antecedência mínima de 1 hora. O valor da reserva cancelada será automaticamente reembolsado.

Caso cancele uma reserva e não receber o reembolso nas 72H seguintes, contacte-nos através do email servicoscomerciais@ana.pt


Reservas de Canal Expresso na Segurança

Para aceder a produtos staff, deve submeter um vínculo laboral para aprovação. Para tal, faça log-in na sua conta ou crie uma conta no nosso site. Uma vez loggado, clique em “Dados de Conta”, no fim da página terá a possibilidade de submeter um vínculo laboral. Este vínculo fica pendente de aprovação da ANA, pelo que quando estiver aprovado receberá um email a informar que já pode visualizar produtos de staff e proceder às suas compras de staff.

Deverá enviar digitalização do cartão de acesso a áreas reservadas emitido pelo aeroporto ou da declaração de vínculo laboral, onde refira que presta serviço no aeroporto para onde pretende adquirir a avença. A declaração não pode ter mais do que dois meses desde a sua data de emissão.

Deve fazer log-in na sua conta que poderá aceder da seguinte forma:

- Se for um utilizador registado, através do seu email e password;

- Se tiver feito uma compra como guest, então poderá utilizar – conforme dados introduzidos na reserva - a referência de reserva (começa por ANA-xxxxx), email utilizado na compra, código postal e localidade, através da opção: Log-in - Login c/ referência da reserva.

Ao clicar em “As Minhas reservas” tem um separador para “as minhas avenças” onde poderá gerir a sua avença.

Na sua avença, caso ainda esteja válida, terá um botão de “Renovação”. Esta renovação fica associada ao seu cartão atual.

Cerca de 20 dias antes da sua avença expirar, receberá uma notificação por email para o alertar para a necessidade de a renovar. Até 5 dias após esse aviso a capacidade do parque ficará reservada para a sua avença ser renovada. Após esses 5 dias, poderá deixar de existir disponibilidade para o mesmo parque. Caso a avença expire, terá de realizar um pedido de nova avença com respetivo pagamento de novo cartão físico.

Caso não visualize a sua avença ou não conseguir efetuar os passos anteriores, contacte-nos através do contacto telefónico 808 919 091 ou através dos seguintes emails:- Aeroporto de Lisboa - lisboapark@ana.pt- Aeroporto do Porto - portopark@ana.pt- Aeroporto do Faro - faropark@ana.pt

- Aeroporto do Madeira - madeirapark@ana.pt

Se o seu cartão de avença não estiver a funcionar poderá estar danificado ou expirado. Confirme em primeiro lugar se a sua avença não expirou, consultando os dados da mesma na sua área pessoal. Se está ativa, dirija-se a um balcão dos nossos parques para que possa ser emitida uma 2ª via. A 2ª via é paga, conforme taxas de estacionamento em vigor.

Sim, pode. Ao fazer o checkout terá a opção de colocar dados de “Empresa” ou dados “Pessoais”.

O canal expresso na segurança encontra-se normalmente após a zona de check-in, nas partidas, quando se dirige para a zona de controlo de segurança, seguindo as indicações de sinalética que indicam Portas de Embarque / Boarding Gates. Este canal está identificado com sinalética e grafismo específicos que o tornam fácil de identificar.

Quando adquire uma avença nova, e após conclusão do processo, deverá dirigir-se ao balcão dos parques do Aeroporto em questão para recolher o seu cartão de avença.

A ANA tem vindo a investir em formas automatizadas e descentralizadas de programação dos cartões de avença existentes. Para as renovações de avenças, na grande maioria dos casos, já não é necessário dirigir-se ao balcão, embora existam ainda alguns parques onde pontualmente o terá de fazer.

Se tiver dúvidas se tem avença nesses parques, contacte-nos através do contacto telefónico 808 919 091 ou através dos seguintes emails:- Aeroporto de Lisboa - lisboapark@ana.pt- Aeroporto do Porto - portopark@ana.pt- Aeroporto do Faro - faropark@ana.pt

- Aeroporto do Madeira - madeirapark@ana.pt

Não existe antecedência mínima para reservar este serviço. No entanto, se pretender comprar no momento, aconselhamos a que se dirija a um dos nossos quiosques físicos, localizados junto ao canal de controlo de segurança em cada aeroporto, dado que o processo de compra é mais rápido.

Deverá fazer-se acompanhar do seu cartão de embarque (digital ou físico) e do respetivo voucher de reserva (digital ou físico) e proceder à sua leitura sequencial no dispositivo que controla a e-gate (pórtico de entrada) ou apresentando ao agente de segurança do canal expresso, apresentando primeiro o cartão de embarque. 

Pode. No entanto recomendamos que imprima sempre o voucher em formato físico igualmente, para o caso da leitura do dispositivo falhar (o que por vezes ocorre devido aos níveis de luminosidade do dispositivo ou a outros fatores).

Caso tenha algum problema na utilização do voucher, deverá dirigir-se ao elemento de segurança que estiver ao serviço. 

Reservas de Lounge

O lounge do aeroporto está localizado após o controlo de segurança e está identificado com sinalética e grafismo específicos que o tornam simples de identificar. Existe ainda sinalética de encaminhamento espalhada pelo terminal.

Conforme os casos poderão localizar-se na área Schengen ou na área não-Schengen.

Caso tenha dúvidas, contacte-nos através do email servicoscomerciais@ana.pt

A antecedência mínima para efetuar a sua reserva online de Lounge é de 1 hora. Reserve sempre o Lounge para um momento que não exceda as 3 horas antes do seu voo, dado que a entrada no Lounge não é permitida fora desse período.

Deverá dirigir-se ao funcionário que se encontrar ao balcão e apresentar o seu Voucher e o seu Cartão de Embarque.

Pode. No entanto recomendamos que imprima sempre o voucher em formato físico igualmente, para o caso da leitura do dispositivo falhar (o que por vezes ocorre devido aos níveis de luminosidade do dispositivo ou a outros fatores).

Deverá identificar-se junto do funcionário que se encontrar ao balcão e apresentar os dados da reserva.

Poderá aceder ao Lounge até 3 horas antes da hora prevista do seu voo. Apenas será permitida a entrada durante esse período, sendo que naturalmente pode entrar em qualquer momento durante esse período. 

A sua reserva é específica para o período que reservou, dentro das 3 horas que antecedem o seu voo, não sendo passível de guardar para outro período.

Apenas pode editar reservas que ainda não utilizou e respeitando as regras de alteração do serviço (antecedência de 1H face à data da reserva). 

Sim, pode, tenha contudo atenção ao email que for introduzido pois será para onde irá ser enviado o voucher e fatura.

Exceto em casos pontuais e excecionais em que existam constrangimentos operacionais no aeroporto que impeçam o normal funcionamento do Lounge, a reserva garante o acesso ao cliente que a reservou. Caso os constrangimentos mencionados ocorram, poderá não ser possível garantir entrada no momento que reservou, no entanto, os clientes com reserva terão prioridade no acesso, que se realizará por ordem de chegada. Caso o cliente não consiga ter acesso de todo, será reembolsado. Nesse caso deverá contactar-nos através do e-mail servicoscomerciais@ana.pt.

Pode efetuar o cancelamento da reserva sem custos, até 1H de antecedência à hora marcada de entrada no voucher. O valor da reserva cancelada será automaticamente reembolsado.